top of page

Relacionamento abusivo: sinais de alerta

Nem sempre é fácil notarmos quando estamos em uma relação abusiva, mas existem alguns sinais que precisamos estar atentas.



Recentemente escrevi sobre o filme "Alice, darling", que retrata de forma bastante realista os impactos de uma relação abusiva e a dificuldade de quem está na relação de conseguir sair. No filme, é possível perceber alguns sinais desde o início...


Quanto estamos em uma relação abusiva, podemos notar alguns sinais que costumam se repetir, são eles:


A pessoa te afasta do seu círculo de amizades ou familiares, pouco a pouco você vai perdendo sua rede de apoio e essa pessoa torna-se a única com quem você se relaciona.


Há um controle sobre você, que pode ser muito sutil desde relacionado a alguns comportamentos que a/o "incomodam", até ao controle do seu corpo, de como você se veste, ou como você se alimenta etc. Esse controle geralmente se manifesta através de uma chantagem emocional.


É alguém que está constantemente te colocando para baixo, diminuindo suas conquistas e transformando tudo sobre si. Geralmente, a pessoa diminui aquilo que você gosta, desde hobbies, leituras e as vezes, até seu trabalho ou outros relacionamentos.


Em casos mais graves, há violencias verbais, psicológicas e físicas. Por vezes, só damos atenção nos casos mais extremos de violências físicas, mas todas as formas de violências merecem atenção e devemos estar atentas. As vezes, é um pouco mais díficil notar essas violências por elas serem mais "subjetivas" e acabamos relativizando, por isso, é importante sua rede de apoio, pois são essas pessoas de fora da situação que conseguirão sinalizar o que está acontecendo.


Quando falamos de relacionamentos abusivos, geralmente pensamos em relações amorosas, mas as relações abusivas podem surgir em todos os tipos de relações humanas: familiares, de trabalho, de amizade...


Esteja atenta e caso sinta que está em uma relação abusiva, não deixe de procurar ajuda da sua rede de apoio ou de profissionais da saúde.


Em caso de violências, disque 180.

43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Коментарі


bottom of page