top of page

estou em um relacionamento abusivo, e agora?

Se você notou que está em um relacionamento abusivo, gostaria que soubesse de algumas coisas...



A primeira é que a culpa não é sua por estar nessa relação, muito menos por ter dificuldade em sair. Infelizmente, quando estamos numa relação abusiva, nossa autoestima e nossas emoções são bastante afetadas, nos sentimos inseguras e incapazes de dar um passo em relação a um fim.


Se você estiver em um momento parecido, eu sinto muito. Mas há algumas coisas que podem te ajudar a se fortalecer nesse processo.


Uma coisa que eu venho repetindo a uns três textos é: tenha rede de apoio. São essas pessoas que vão estar ao seu lado para te dar suporte emocional, são essas pessoas que podem te ajudar com suporte financeiro, ou te oferecendo moradia e outras coisas importantes nesse momento.


Volte a fazer coisas que são importantes pra você, recupere seus hobbies, seus momentos de prazer, o contato com as pessoas... Aprenda, pouco a pouco, a conseguir fazer coisas sozinhas e sentir-se bem em sua própria companhia.


Se possível, busque acompanhamento psicológico, a psicoterapia pode te auxiliar em todas essas coisas, além de recuperar a confiança em si, a preceber o que é seu e o que é do outro e a te fortalecer para conseguir tomar uma decisão. Veja, a terapia não vai fazer você terminar um relacionamento, ela vai te dar as ferramentas necessárias para que você consiga olhar para essa relação e pensar no que é melhor pra você.


Não há receita mágica, nem passo a passo como lidar com essa situação. Essas são apenas algumas das coisas que podem te auxiliar nesse processo... mas saiba que é individual e bastante subjetivo.


Esse não é um processo fácil, mas você não precisa enfrenta-lo sozinha!


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page