top of page

A era do imediatismo

Nós vivemos em uma sociedade que cobra resultados imediatistas constantemente, o que mais se vê em redes sociais são tutorais de como conseguir aquele objetivo mais rápido, com "cinco passos" ou com receita milagrosa.



O que me assusta é que, geralmente, essas resoluções mirabolantes não levam muita em conta a saúde da pessoa. Por exemplo, perder muito peso em pouquíssimo tempo não é bom pra você, pro seu corpo ou pra sua saúde, mas vemos pessoas aderindo a esses métodos constantemente (e isso não é uma crítica individual a quem adere aos métodos e sim a quem vende!).


Recentemente também tem surgido dicas sobre como lidar com os seus traumas, sofrimentos ou adoecimento psiquíco de forma rápida. Pra que fazer terapia se esses 5 passos vão resolver todos os seus problemas? (contém irônia).


A psicoterapia é um processo que leva tempo, assim como tudo nessa vida. E o quanto estamos cada vez mais querendo reduzir o tempo, não prestando atenção ou mesmo vivendo os processos em busca dessa linha de chegada que nem sabemos muito bem o que é.


Eu te pergunto, por que você quer fazer/faz terapia? Seja qual for sua resposta, será um longo processo. Longo quanto? Eu não sei, existem muitas variáveis e sei que isso pode ser angustiante para maioria, mas tudo o que você sabe hoje, quanto tempo você levou para aprender?


Mais do que isso, que vida é essa que não temos tempo de respeitar nossos processos? Em que há um "prazo" para deixar de sofrer pelo falecimento de uma pessoa querida, pelo término de uma relação, pela frustração de um trabalho que não deu certo... quem dita esse tempo?


Antes de pensar que seu processo de psicoterapia poderá levar tempo demais, lembre-se que você levou sua vida inteira pra chegar aqui com toda sua bagagem, não é de um dia pro outro que você vai lidar com todas as suas questões.


Nossa vida não vai ser resolvida com uma receita de bolo, seja paciente com seu processo.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page