top of page
Escalas desequilibradas de justiça

Psicologia Jurídica

A Psicologia Jurídica é uma especialidade da Psicologia e no Conselho Federal, por meio da resolução Resolução CFP Nº 14/2000,uma área que alinha o diálogo entre Direito e Psicologia. Aplicando conhecimentos psicológicos nos assuntos relacionados as áreas de Justiça. Nesta área a Psicóloga pode desenvolver diversas funções, as mais conhecidas estão o Perito do Juízo e Assistente técnico. Porém como Psicólogo Jurídico pode atuar com avaliações criminológicas, em penitenciarias, assessorar e orientar famílias, grupos sociais em condição de vulnerabilidade, operar como mediador em processos judiciais de conflitos de natureza familiar, social, trabalhista e das relações de consumo, prestar orientação e assistência às vitímas, consultor psicológico para livros, séries, filmes entre outros e atuar como criminal profiling elaborando laudos sobre aspectos psicológicos e comportamentais. 

Lupa

Perícia

É um conhecimento técnico-cientifico especifico, que consiste em verificar ou esclarecer certo fato que é considerado importante para o processo em questão.

Escritório de advocacia

Assistente técnico

Profissional contratado por uma das partes de um processo judicial, tem a função de prestar auxílio técnico segundo sua expertise, acompanhar o processo e garantir imparcialidade do perito do juízo, acompanhar depoimento, elaborar quesitos e redigir o Parecer psicológico.

Bússola apontando para o norte

Orientação Psico-jurídica 

Com o objetivo de auxiliar tanto os psicólogos clínicos que encontram diversos casos que envolvem o Direito e a Justiça em seus consultórios, como pessoas com dúvidas que envolvem Direitos e situações psicológicas. 

bottom of page